Google Store Visits: Mensurar Visitas Offline no Google Analytics

Google Store Visits: Mensurar Visitas Offline no Google Analytics

Descubra o que é o Store Visits do Google Analytics e como mensurar visitas às lojas físicas.

Por muito tempo, o tráfego online foi analisado separadamente do offline, sem que varejistas pudessem investigar o real impacto dos anúncios online em suas lojas físicas.

Após o lançamento da ferramenta do Google Store Visits no Google Adwords, com a possibilidade de transformar as visitas da loja em conversões, foi possível obter informações cruciais para que novas estratégias fossem traçadas com base no cruzamento destes dados.

Hoje, o Google disponibiliza uma versão Beta no Google Analytics, onde você encontra o Store Visits, ou Visitas na loja, em português. Esse recurso permite a avaliação do tráfego por localização do cliente oferecendo diagnósticos mais aprofundados sobre como anúncios influenciam as visitas ao local físico.

Vantagens do Google Store Visits

Os dois principais pontos que podem ser avaliados são:

  1. Mensurar o desempenho das campanhas que geram mais visitas às lojas da sua empresa;
  2. Personalizar os anúncios ou tomar decisões mais precisas com relação aos gastos das campanhas. O Store Visits tornou-se um ótimo aliado para ligar o online e offline e justificar os investimentos em marketing digital, algo desafiador.

 

Quais os requisitos para ativar o Store Visits?

Lojas físicas

É preciso ter diversas lojas físicas no país selecionado.

Google Meu Negócio

Vincular sua conta do Google Meu Negócio ao seu Google Ads;

Incluir nele todos os locais das suas lojas físicas;

Verificar pelo menos 90% dos locais.

 

Google Ads

Receber milhares de impressões visíveis e cliques em anúncios;

Ativar as extensões de local nos anúncios.

 

Google Analytics

Ativar o Google Signals (Indicadores do Google);

Vincular sua propriedade do GA a pelo menos uma conta do Google Ads que contenha extensões de local do Google Meu Negócio;

Todas as contas de anúncios do Google Ads vinculadas à sua propriedade do Google Analytics precisam ter as mesmas extensões de local.

 

Como funciona a coleta dos dados no Store Visits?

O Google coleta dados dos usuários para o Store Visits, com base na ativação do Histórico de localização. Estes dados são coletados de forma anônima e se baseiam em dados agregados.

Ao atingirem determinado volume tráfego, estes dados permitirão a análise do número de visitas de usuários que acessaram o site e que também visitaram a loja física pelo período de até 30 dias.

Por questões da política de privacidade do Google, não é possível obter dados pessoais dos usuários com relação aos cliques em anúncios, impressões ou visitas às lojas.

O Google recomenda a análise de desempenho do tráfego com no mínimo de 100 visitas à sua loja. Por ser uma versão Beta, fique atento às atualizações e acesse a lista de limitações do recurso que o Google disponibiliza aqui.

 

Como realizar a configuração do Store Visits?

  1. Ative o Google Signals para a propriedade do Google Analytics na qual você deseja ver as visitas na loja;
  2. Vincule a propriedade do Google Analytics a pelo menos uma conta de Google Ads com extensões de local ativas;
  3. Certifique-se que todas as contas de anúncios do Google Ads vinculadas à sua propriedade do Google Analytics têm mesmas extensões de local.

 

Análise do relatório Store Visits

Para as primeiras análises dos dados, é preciso aguardar pelo menos 3 dias para que o relatório de Visitas à loja, Store Visits, seja exibido no seu Google Analytics e até 60 dias após a ativação do Google Signals.

 

Passo a passo para visualizar o relatório:

Acesse seu Google Analytics > Menu lateral > Conversões > Visitas à loja

Você poderá analisar os seguintes relatórios:

  • Visão geral
  • Canais
  • Localização

Na Visão geral você acompanhará o Número de visitas, definido como o número de usuários que iniciaram uma sessão no site e visitaram a loja no período de 30 dias.

Você poderá acompanhar também a Taxa de visita, que representa o número de visitas à loja dividido pelo número de sessões.

No relatório Canais poderá explorar, por exemplo, a origem/mídia das visitas e em Locais poderá analisar a origem das visitas à sua loja.

Práticas recomendadas no Store Visits

Acompanhe as taxas de visita após promoções e ações de marketing, compare o comportamento de compra online e offline dos usuários e verifique o impacto das suas campanhas nos canais do Google Analytics.

Se você preenche os requisitos para a utilização deste recurso e está em busca de aumentar a performance do seu comércio eletrônico, entre em contato com nossa agência.

Apesar de ser uma prática recente, explorar estes novos recursos são o segredo dos comércios eletrônicos de sucesso.

 

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Filip Pelgrims
Filip Pelgrims

Mestre em ciências econômicas e com mais de 13 anos de experiência em marketing digital, Filip é Chief Performance Officer da Jukti. Apaixonado por marketing e tecnologia, sempre está em busca das melhores soluções para vender mais online.

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