O que é Marketing de Performance?

O que é Marketing de Performance?

O que é Marketing de Performance

Marketing de Performance é um termo que se refere geralmente a marketing digital e campanhas de publicidade online nas quais anunciantes pagam por um determinado resultado, como uma venda, um lead ou um clique.

O preço de marketing de performance é variável. O gasto depende do número de cliques, leads, views ou vendas gerados pelas campanhas.

Marketing de Performance sempre busca otimizar a verba investida para o maior retorno possível a partir de análise de dados.

Qual a diference entre marketing de performance e marketing ‘normal’?

Na publicidade tradicional se cobra um preço fixo, independente do resultado da campanha. Anúncios são impressos em revistas ou passam na TV, mas é impossível dizer quantas pessoas são impactadas exatamente. Imagine então cobrar por ação a partir de uma peça.

Marketing de performance é mensurável em grande detalhe e campanhas estão sendo otimizadas em tempo real. Coletando dados de tráfego, leads e vendas é fácil atribuir um retorno sobre investimento (ROI) a cada campanha.

As mídia de performance são mais acessíveis que a mídia tradicional porque não se precisa uma verba milionária para fazer campanhas de sucesso.

 

Quem usa Marketing de Performance?

Qualquer empresa ativa online vendendo produtos ou atraindo leads para seus serviços. Tradicionalmente empresas 100% virtuais tem maior foco nesse tipo de marketing. Porém, a performance não se limita a lojas virtuais.

Bem ao contrário, vendedores de carro, o varejo, instituições de ensino e outros estão sempre mais contando com marketing de performance para atrair clientes e alunos para suas lojas físicas ou escolas. Inclusive a tecnologia para mensurar conversões ‘offline’ estão melhorando a cada dia.

 

Vantagens de Marketing de Performance

 

  • Baixo risco (baixo investimento)
  • Mensurável
  • Focado em Retorno sobre Investimento (ROI)

 

Como é cobrado Marketing de Performance?

Em marketing de performance o anunciante é cobrado quando for completa alguma ação. Essa ação pode ser um clique, uma visualização, um lead ou uma venda.

Existem vários formas de cobrar por performance:

  • CPC: o anunciante paga por clique
  • CPA: o anunciante paga por aquisição
  • CPL: o anunciante paga por lead
  • CPM: o anunciante paga por mil impressões
  • CPV: o anunciante paga por visualização de vídeo

Mídias de Performance

Confira as principais mídias de performance.

Links Patrocinados

Com links patrocinados do Google Ads ou Bing Ads anunciantes anunciam diretamente nas páginas de resultados de busca (SERP’s) comprando palavras-chave. Um leilão entre os vários anunciantes determine em qual posição o anuncio ia aparecer e qual será o preço final do clique. Lances em CPC e CPA são comuns neste tipo de mídia.

Social Ads

Redes sociais permitem criar campanhas altamente segmentadas e cobram por ação ou impressão.  YouTube, Facebook Ads, Twitter Ads e LinkedIn Ads são as redes sociais mais usadas para campanhas display e vídeo.

Redes Display e Remarketing

Várias redes, como Google e Facebook, oferecem a possibilidade de alcançar visitantes do seu site ou aplicativo. Algumas empresas tem se especializado em tecnologia de remarketing, como a Criteo e RTB House, e focam em anúncios dinâmicos a base de feeds de produtos.

Notificações

Serviços de notificações no browser ou aplicativo estão ganhando sempre mais espaço na marketing de performance. Elas podem guiar visitantes através do funil de vendas com conteúdos adaptados converter

Afiliados

Afiliados divulgam produtos e serviços de terceiros e ganham comissão sobre vendas ou leads. É possível montar seu próprio programa de afiliados ou entrar uma rede como a AWIN.

 

Quem trabalha com Marketing de Performance?

Não é trabalho de uma pessoa só. Almejando uma carreira na área de marketing de performance?

Veja as carreiras envolvidas:

  • Analista de Marketing: analisa e otimiza campanhas de performance, escreva textos e formula novas ideias para melhorar resultados.
  • Data Scientist: responsável por criar, manter e combinar bases de dados à fim de obter insights valiosos e criar segmentos de clientes e leads a serem usados em campanhas.
  • Programador Web: cria landing pages, instala códigos de conversão, monitora a performance técnica do site ou aplicativo.
  • Designer: cria imagens e vídeos otimizados para redes e mídias diferentes.

 

 

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Filip Pelgrims
Filip Pelgrims

Mestre em ciências econômicas e com mais de 13 anos de experiência em marketing digital, Filip é Chief Performance Officer da Jukti. Apaixonado por marketing e tecnologia, sempre está em busca das melhores soluções para vender mais online.

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